Os programas culturais direcionados às escolas no entorno de S. Lourenço da Serra são desenvolvidos no sítio de propriedade da Associação. Trata-se de uma área de proteção ambiental e de mananciais, a 52 km de S. Paulo. Crianças e adolescentes, alunos de escolas públicas da região em situação de vulnerabilidade e risco social participam, no contraturno escolar, do roteiro elaborado por uma Educadora Ambiental que orienta os trabalhos voltados à ecologia: água, lixo e reciclagem, energia, fauna e flora da Mata Atlântica são temas de destaque.

Objetivos:

► Proporcionar às crianças vivências de conscientização ambiental e cidadania, com fornecimento de materiais de apoio a professores, facilitando o desenvolvimento de conteúdos relacionados ao meio ambiente durante as aulas escolares, fortalecendo, assim, a cultura na região.

► Estimular solidariedade e cidadania por meio de ações sociais, culturais e educativas.

► Oferecer uma opção de atividades no contra turno escolar, mantendo as crianças em um ambiente seguro. De 2008 a 2015, um total de 27.029.

Reconhecimento da População:

Em fevereiro de 2015, a Prefeitura de S. Lourenço da Serra declarou a Associação Israelita Brasileira Beit Chabad do Brasil como um entidade de Utilidade Pública Municipal.

Além de conferir credibilidade à instituição, esse título representa o reconhecimento dos relevantes serviços sociais e culturais prestados à sociedade local. Por meio de seus projetos, no sitio da entidade, mais de 27 mil crianças e jovens da região já foram atendidos. Todos os projetos desenvolvidos e oferecidos pela Associação são gratuitos.